Home Fenômenos Naturais Ventos solares e tempestades magnéticas
Ventos solares e tempestades magnéticas PDF Imprimir E-mail
Sex, 07 de Janeiro de 2011 15:11

OS VENTOS SOLARES E TEMPESTADES MAGNÉTICAS

 

1) VENTOS SOLARES

São correntes contínuas de plasma de elétrons, prótons e sub-partículas emitidas pelas atividades solares e lançadas para o espaço. Quando chegam na terra elas chocam-se com o campo magnético terrestre e reflete. O campo magnérico da terra protegem os seres vivos dos efeitos da radiação. Estes ventos podem alterar a composição das camadas superiores da atmosfera e influir no clima da terra. As caudas dos cometas são derivadas destes fenômenos.

2) TEMPESTADES MAGNÉTICAS

Enquanto os ventos solares são emissões de partículas carregadas decorrentes das atividades normais e contínuas do Sol (ao chegarem à Terra interagem com o campo magnético), as tempestades magnéticas são explosões que ocorrem no sol e que também lançam no espaço partículas carregadas (ao chegarem nos pólos chocam-se do mesmo modo com o campo magnético da Terra). Estes fenômenos, que não ocorrem continuadamente como os ventos solares, podem causar grandes estragos nos sistemas de comunicações, radares ou outras tecnologias quando ocorrem na Terra (podem ocorrer em outros planetas).

NOTA: Quando as partículas que são emitidas pelos ventos solares ou tempestades magnéticas (principalmente) chegam na Terra, chocam-se com o campo magnético e formam as auroras Boreal e Astral. 

Última atualização em Dom, 26 de Fevereiro de 2012 21:13