Reflexão da Luz PDF Imprimir E-mail
Seg, 11 de Julho de 2011 19:48

REFLEXÃO DA LUZ

I) RESUMO SOBRE REFLEXÃO DA LUZ

Ele consta de: Descrição dos tópicos, algumas equações e de um desenho das situações para fazer.

1) A IMAGEM DE UM OBJETO

As características da imagem de um objeto colocado diante de um espelho plano: virtual (para um objeto real), direita e igual

2) AS LEIS DA REFLEXÃO

1ª lei - o raio incidente, o raio refletido e a Normal à superfície são coplanares.

2ª Lei - o ângulo do raio incidente com Normal e o raio refletido com a normal são iguiais.

 

3) CAMPO VISUAL

É o espaço que um oservador consegue vê-lo, sem ser por visão direta, através de um espelho plano.

 

4) NÚMERO DE IMAGENS ENTRE DOIS ESPELHOS PLANOS

360
N = ———  - 1
β
.
N = número de imagens para cada objeto
.
β = ângulo entre os dois espelhos
.

5) TRANSLAÇÃO DO ESPELHO PLANO

Quando um objeto encontra-se diante de um espelho plano, se transladarmos o espelho de uma distância D a imagem translada uma distância D´que é o dobro de D.

D' = 2D

.

6) ROTAÇÃO DO ESPELHO PLANO

Quando um objeto encontra-se diante de um espelho plano, se girarmos o espelho de um ângulo β a imagem gira de um ângulo β' que é o dobro de β.

β' = 2β

7) ALGUMAS PROPOSIÇÕES

a) Tamanho do espelho para que uma pessoa de altura h, em pé diante dele a uma certa distânia D, consiga vê-se por completo pelo espelho de tamanho E:

E = h/2
.
.
b)  Um observador diante de um espelho plano de tamanho E a uma distância x e tendo um edifício de altura h a uma distância y atrás dele.
.
x
E = ———. h
2x + y
.

II) EXERCÍCIOS DE VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM

1) Quando a luz branca inside na placa ela é vista como mostrado abaixo. Iluminada com luz monocrmática amarela, de cima para baixo ela apresenta-se:

a) verde, amarela branca e azul;

b) preta, amarela, preta e amarela;

c) verde, amarela, branca e azul;

d) preta, branca, preta e branca;

e) amarela, branca, azul e branca.

1) Um raio de luz incide na superfície de separação de dois meios fazendo um de 30º com esta superfície. Determine o ângulo de incidência e de reflexão com a normal.

2) Um objeto encontra-se a uma distância de 80 cm de um espelho plano mantido em posição vertical. Se afastarmos sem girar o espelho mais  20 cm do referido objeto, determine:

a) a distânicia da nova imagem ao espelho

b) a distância da nova imagem ao objeto

2.1) Dois pontos objetos A e B encontram-se  respectivamente a 6m e 10m de um espelho plano de 12m de comprimento.

Calcule:

a) a distância entre a imagem de A e o ponto B;

b) a distância que um raio emitido por uma fonte luminosa pontual colocada em A percorreria, após refletir no espelho, até chegar em B.

3) Uma árvore de 10 m de altura encontra a 4 m de um menino que por sua vez encontra-se a uma distância d e na frente de um espelho plano, na posição vertical, de 2 m de comprimento. A árvore está atrás do menino. Calcule d.

3.1) Um feixe geométrico de luz que contém raios com as cores do espectro de luz visível conhecidos propaga-se horizontalmente e por algum mecanismo ele é desviado e incide no ponto de uma superfície. Reflete e após ser desviado novamente segue o percurso original. Baseado nas teorias da Física sobre a cor de um objeto por reflexão, a cor que seria visto o referido ponto onde a luz incide possivelmente será:

a) preto               b) azul                c) branco             d) verde          e) n.d.r

 

4) Dois pontos objetos A e B encontram-se respectivamente a 2 m e 4 m de distância perpendicular das extremidades de um espelho plano de 8 m de comprimento, mantido na posição horizontal. Determine a distância entre a imagem de A e o objejo B.

5) Dois espelhos planos estão posicionados de tal naneira que forma um ângulo de 30º entre eles. Se colocarmos três borrachas entre eles, qual será o número de imagens das borrachas obervadas?

6) Colocando-se 8 tomates entre dois espelhos planos são observados 48 tomantes. O ângulo entre os dois espelhos será:

a) 30º                  b) 45º                  c) 60º                   d) 90º                 120º

7) Suponha que um objeto aproxama-se perpendicularmente de um espelho plano com veococidade de 20 m/s. Então a imagem deste objeto conjugada pelo espelho aproxima-se respectivamente do espelho e do objeto com velocidades de:

a) 40 m/s e 10m/s       b) 20 m/s e 30 m/s      c) 20 m/s e 40 m/s      d) 40 m/s e 20 m/s      e) 30 m/s e 20 m/s

7.1) Um raio de luz monocromático amarelo incide na bandeira brasileira quando ela se encontra em um local escuro. Marque a alternativa que corresponde a cada cor que será visto a bandeira no local não iluminado:

I) a                    II) b                  III) c                 IV) d                V) e

8) Quando a luz incide em um espelho plano, o raio refletido forma um ângulo com a normal que é igual ao ângulo que o raio incidente forma também com a normal segundo a 2ª lei da reflexão. Se o espelho sofrer um giro correspondente a um ângulo β, então o ângulo formado entre os raios refletidos, das duas posições, será:

a)  β                    b) 2β                   c) 3β                    d) β/2                  e) β/3

 

9) Um objeto de 2m de altura encontra-se a uma distância de 8 m  de uma  câmara escura de orifício de comprimento "b". Quando o objeto afasta-se 2m da câmara, a sua imagem diminui 20 cm.

Determine

a) o comprimento da câmara;

b) o tamanho da imagem do objeto antes do afastamento.

 

10) Um raio de luz monocromático incide em uma superfície e reflete como mostrado no gráfico seguinte. Os raios incidente e refletido são respectivamente i e r.

Calcule os ângulos que os raios incidente e refletido faz com a normal.

 

NOTA DO AUTOR: O material desde site é proíbido para toda atividade direta ou indiretamente comercial bem como para qualquer uso por parte de profissionais. Para o aluno(a) estudar não está proíbido! Para denunciar qualquer desvio desta finalidade comunique para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou (83)99025760 ou ainda (83)91219527.

Nilson

Última atualização em Qui, 19 de Dezembro de 2013 12:05