Home Física e as Suas Tecnologias Questões de hidrostática
Questões de hidrostática PDF Imprimir E-mail
Qua, 12 de Dezembro de 2018 08:59

1) Uma menina fez uma pequena canoa de madeira maciça, pesou-a numa balança e encontrou 300 gramas. Ela encheu totalmente uma bacia com água, colocou-a dentro de um prato vazio. Depois pôs a canoinha dentro da água e verificou que derramou 200 cm³ de água no prato. A canoinha afundou. Como ela quer que a mesma flutue, então com um instrumento apropriado removeu certa quantidade de madeira da face superior da peça, como mostra a figura abaixo, tornando-o oco, e soltou-a novamente na água da bacia com a superfície côncava voltada para cima de modo que não vire, e agora derramou apenas 190 cm³ de água. Sendo a densidade da água igual a 1 g/cm³, a menina fará a canoinha flutuar se:

 

a) ela remover 120 gramas de madeira da canoinha;

a) ela remover 90 gramas de madeira da canoinha;

a) ela remover 80 gramas de madeira da acnoinha;

a) ela remover 50 gramas de madeira da canoinha.

 

2) Suponha que a invensão produzida pela menina da questão anterior servisse como base para construir um meio de transporte aquático ou marinho visando a condução de cargas e pessoas. A alternativa que explicaria o principio adotado pela menina seria:

a) o fato de um navio mesmo feito de materiais mais pesados que a água não afundar;

b) o equilíbrio rotacional de um grande barco em águas turbulentas, com grandes ondas;

c) a maior velocidade das lanchas comparado com barcos motorizados;

d) barcos só poderem flutuar se forem feitos de materiais menos densos que a água.

 

3) Os peixes claasificados como peixes ósseos controlam o estado de afundar ou flutuar através do ato de comprimir ou expandir o ar no interior de estrutura que se chama bexiga natatória. Suponha que determinado peixe de 400 gramas e densidade 2 g/cm³ se encontre com 39 . 10-4 g de ar na bexiga natatória e que a densidade do ar no momento nesta estrutura seja 1,3 . 10-3g/cm³. Considerando a densidade da água onde o peixe se encontre de 1 g/cm³, então marque a alternativa verdadeira abaixo:

a) o peixe se estiver parado flutuará;

b) o peixe se estiver parado afundará;

c) nadando ou parado o peixe afundará;

d) nadando ou parado o peixe não poderá subir.

Última atualização em Seg, 17 de Dezembro de 2018 11:35