Home Física I -- (nivel medio-sup) Resumo e exercícios sobre composição de movimentos
Resumo e exercícios sobre composição de movimentos PDF Imprimir E-mail
Dom, 05 de Setembro de 2010 12:08

COMPOSIÇÃO DE MOVIMENTOS

 

I) RESUMO SOBRE A COMPOSIÇÃO DE MOVIMENTO

Para o propósito da definição de composição dos movimentos considere o seguinte:

Um móvel (barco, avião,...) que se movimenta em relação a um meio móvel (água, ar,....) e que este também movimenta em relação a um meio fixo (as margens de um rio, o solo, uma avenida,...). Então o móvel tem duas velocidades: uma em relação ao meio móvel e outra em relação ao meio fixo. Já o meio móvel tem uma velocidade em relação ao meio fixo. Neste contexto tem-se:

vr = velocidade de um móvel em relação ao meio fixo  ( chamada de resultante)

vrel =  velocidade do móvel em relação ao meio móvel (chamada de relativa)

var= velocidade do meio móvel em relação ao meio fixo (chamada de arrastamento)

 →    →     →
vr = var + vrel               (esta soma é vetorial e não algébtiga)

 

II) EXERCÍCIOS DE VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM

1) Um barco tenta atravessar perpendicularmente um rio de largura 800m com velocidade constante de 144 km/h, em relação à água. A velocidade da correnteza é de 108  km/h. Calcule:

a) a velocidade do barco em relação à margem  (resp: 50 m/s);

b) o tempo que o barco leva para atravessar o rio  (resp: 20 s);

c) a distância percoorida rio-abaixo  (resp: 600 m).

 

2) Quando um barco desce a correnteza de um rio, a sua velocidade em relação à margem é de 40 m/s e quando sobe a mesma correnteza é de 18 m/s também em relação à margem. Calcular:

a) a velocidade em relação à água  (resp: 29 m/s);

b) a velocidade da correnteza  (resp: 11 m/s).

 

3) Um aviião voa de Norte para o sul com uma velocidade de 200 m/s em relação à Terra, contra um vento de Sul para o Norte de velocidade constante de 50 m/s em relação à Terra. Calcular a a velocidade do avião em relação ao vento.

 Resp: 250 m/s

4) Um carro alegórico caminha com velocidade de 5 m/s em relação a uma escola de samba que apresenta velocidade constante de 20 m/s em relação à avenida. Calcule a velocidade do carro alegórico em relação a um poste junto da avenida.

 Resp: 25 m/s

5) Um carro A move-se com velocidade de 60 km/h em relação a um carro B que corre no mesmo sentido de A com uma velocidade de 54 km/h em relação à estrada. Calcule a velocidade do carro A em relação à estrada.

 Resp: 114 km/h

6) Atravessa perpendicularne um rio, um barco com velocidade de 10 m/s, em relação as margeins. Se a velocidade da correnteza é de 6 m/s, qual a velocidade do barco em relação á água?

Resp: 8 m/s

7) Um caminhão corre com velocidade constante de 100 km/h em relação a estrada. Ele conduz um guindaste posisionado verticalmente de 10 m de comprimento no qual sobe um esquilo (pequeno animal) com velocidade também constante de 60 km/h em relação a estrada. Determine:

a) a velocidade do esquilo em relação ao caminhão  (Resp: 80 km/h);

b) a distância percorrida pelo caminhão enquanto o esquilo sobe da base ao topo do guindaste (Resp: 16,6 m).

 

8) Duas partículas, X e Y, partem simultaneamente e ortogonalmente de um mesmo ponto do espaço. A partícula X tem velocidade constante de 12 m/s em relação à terra e a partícula Y apresenta velocidade também constante de 16 m/s em relação a X. A velocidade de Y em relação ao solo é:

a) 25 m/s               b) 9 m/s              c) 30 m/s                 d) 10 m/s            e) 20 m/s

 

9) Duas locomotivas movem-se em sentidos opostos com velocidades constantes. A locomotiva P corre com velocidade de 120 km/h em relação ao solo e a locomotiva Q com velocidade de 80 km/h em relação a solo. A velocidade da locomotiva P em relação a Q é:

a) 40 km/h             b) 200 km/h             c) 100 km/h          d)  60 km/h            e) n.d.r

 

10) Uma pessoa percorre, no sentido do movimento, toda uma locomotiva de 100 m de comprimento em 4 segundos. A locomotiva corre a 50 m/s em relação ao solo. Determine:

a) a velocidade da pessoa em relação a locomotiva   (resp: 25 m/s) ;

b) a velocidade da pessoa em relaçpão ao solo  (resp: 75 m/s);

c) a distância que a locomotiva percorre, em relação ao solo, enquanto a pessoa percorre a mesma (resp: 200 m);

d) a distância que a pessoa percorre em relação ao solo  (resp: 300 m).

 

NOTA DO AUTOR: O material desde site é proíbido para toda atividade direta ou indiretamente comercial bem como para qualquer uso por parte de profissionais. Para o aluno(a) estudar não está proíbido! Para denunciar qualquer desvio desta finalidade comunique para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou (83)99025760 ou ainda (83)91219527.

 Nilson

Última atualização em Dom, 21 de Outubro de 2012 08:01